sábado, 14 de agosto de 2010

Carta de um Chefe Índio

Carta de um chefe índio (pp.62-3)in livro O Desequilíbrio do mundo de Michel Beaud; colecção Actualidades; vol.24; 1.a edição portuguesa; editora Terramar; Lisboa; Abril de 2007; pp.306.
“O chefe índio Seattle, na sua carta de 1854, ao presidente dos Estados Unidos, em resposta à proposta que lhe tinha sido feita de compra das terras onde vivia o seu povo: «Sabemos que o homem branco não compreende os nossos costumes. Uma porção de terra é para ele igual a outra qualquer porque aquele que chega de noite e tira da terra aquilo que precisa, é um estranho. A terra não é sua irmã, mas sua inimiga e quando a conquista vai mais longe. (...) O seu apetite devorará a terra e deixará para trás apenas um deserto (...).
Sabemos, pelo menos, o seguinte: a terra não pertence ao homem; o homem pertence à terra. Isso, sabemos nós. Todas as coisas dependem umas das outras como o sangue que une uma família. Todas as coisas dependem umas das outras.
Tudo o que surge na terra, surge para os filhos da terra. Não foi o homem que traçou o curso da vida. Ele é apenas um filho dela. Tudo o que ele faz ao curso da vida, fá-lo a si mesmo.»
As sociedades do poder não têm respeitado esta prudência.

Sem comentários:

Enviar um comentário