sexta-feira, 24 de setembro de 2010

Papa João XXIII

O Papa João XXIII deixou-nos o seguinte pensamento que parafraseio:
- A Paz, para existir, precisa de quatro alicerces fundamentais:
VERDADE
JUSTIÇA
LIBERDADE
AMIZADE.
“O mundo caminha. Temos de olhar ao seu lado bom com espírito sempre jovem e confiante e não perder tempo a fazer comparações. Eu prefiro manter o ritmo de quem caminha em vez de me deter, deixando que me ultrapassem.”
PP João XXIII
“Ao cuidarmos das almas, devemos esforçar-nos por nos aproximarmos delas, ou antes, por nos deixarmos penetrar pela maneira como Jesus Cristo as trata. E Jesus Cristo, com elas, é certamente mais caridoso do que nós.”
PP João XXIII
“O Papa João XXIII utilizava muito este provérbio:
Quando eu encontro alguém no caminho, não lhe pergunto de onde vem; mas interessa-me, sim, para onde vai!”
MANDAMENTOS DE SERENIDADE do Papa JOÃO XXIII
Hoje, apenas hoje ...
Procurarei exclusivamente este meu dia sem querer resolver os problemas da minha vida, todos de uma só vez.
Hoje, apenas hoje ...
Terei o máximo cuidado com o meu modo de tratar os outros:
Delicado nas minhas maneiras;
Não criticar ninguém;
Não pretenderei melhorar ou disciplinar ninguém, senão a mim mesmo.
Hoje, apenas hoje ...
Sentir-me-ei feliz com a certeza de ter sido criado para ser feliz, não só para a Vida Eterna, mas também neste mundo.
Hoje, apenas hoje ...
Adaptar-me-ei às circunstâncias sem pretender que as circunstâncias se adaptem todas aos meus desejos.
Hoje, apenas hoje ...
Dedicarei dez minutos do meu tempo a uma boa leitura lembrando-me de que assim como é preciso comer para sustentar o meu corpo, assim também a leitura é necessária para alimentar a Vida da minha alma.
Hoje, apenas hoje ...
Praticarei uma boa acção sem contá-la a ninguém.
Hoje, apenas hoje ...
Farei uma coisa de que não gosto e, se for ofendido nos meus sentimentos, procurarei que ninguém o saiba.
Hoje, apenas hoje ...
Farei um programa bem completo do meu dia. Talvez não o execute perfeitamente, mas em todo o caso, vou fazê-lo. Proteger-me-ei de duas calamidades: a pressa e a indecisão.
Hoje, apenas hoje ...
Ficarei bem firme na fé de que a Divina Providência se ocupa de mim, mesmo se existisse somente eu no mundo e ainda que as circunstâncias manifestem o contrário.
Hoje, apenas hoje ...
Não terei medo de nada; em particular, não terei medo de desfrutar do que é belo e não terei medo de crer na bondade.

Sem comentários:

Enviar um comentário